top of page

ETNOTURISMO KAYAPÓ

É com muita alegria que os Kayapó das aldeias Kubenkrãnkenh e Kedjerekrã anunciam a estreia dessa experiência tão especial no coração da Amazônia e nós temos a honra de ser parceiros!

 

Se você tem vontade de conhecer nosso Brasil originário de forma autêntica no coração da Amazônia, esta é uma experiência singular. A aldeia Kubenkrãnkenh da etnia Kayapó (autodenominados "Mebêngôkre") no sul do estado do Pará abre alguns grupos por ano para nos receber em uma experiência de imersão na sua cultura indígena.

​Além disso a aldeia é rodeada de cachoeiras de água pura e quentinha, praias de rio, floresta alta e você poderá trocar experiências e vivenciar a real conexão com a natureza com quem melhor sabe viver em harmonia com ela.

​​

O turismo na aldeia foi construído através do conceito de Turismo de Base Comunitária, onde o protagonismo e todas as escolhas são feitas pela aldeia de forma participativa, para que o impacto socioambiental seja o mais positivo possível.

O etnoturismo, quando exercido respeitosamente visando o benefício da população tradicional, é uma forma de incentivar a economia da floresta em pé, valorizando a cultura e gerando autonomia para que os povos da floresta possam defender seus territórios e ter uma vida prospera em suas aldeias. 

 

O projeto de desenvolvimento do turismo nesta aldeia foi escrito pela ONG Floresta Protegida, executado pela Garupa e AMZ Projects,  financiado pelo Fundo Amazônia.

A aldeia escolheu receber no máximo 12 grupos de até 12 pessoas para viver esta experiência única por ano. 

Melhor época: Junho a Setembro 

Próxima data do grupo piloto:

 De 03 a 09 de outubro de 2023!

SOBRE AS VIVÊNCIAS

Os Kayapó sugerem 7 dias de experiências autênticas na aldeia, vivendo o cotidiano de sua cultura, trocando saberes e curtindo a natureza exuberante. As vivências incluem pintura corporal, canto e dança, artesanato, aula de lingua Mebêngôkre, banhos de cachoeira, trilhas, praia de rio e muita risada e curiosidade mútua. 

fotos de Roncca, Leo Pelatti e Felipe Ávila, Nazaré Braga
Screen Shot 2023-07-19 at 12.50.41.png

QUANDO Ir E COMO CHEGAR 

A época de seca é melhor para se banhar nas cachoeiras, entre 15 de Junho e 15 de Setembro.  

Importante: pegaremos um avião particular caravan de carajás (Pará) até a aldeia (1h20 de voô) que tem capacidade até 9 pessoas (8 visitantes + 1 anfitrião). O grupo deve estar junto na hora do embarque e desembarque neste avião.

Por isso recomendamos o seguinte itinerário:

 

IDA: você deve voar do sua cidade de origem até Carajás. recomendamos a companhia Azul no vôo que chega as 12h40.

nós estaremos esperando vocês com o avião particular caravaN no aeroporto.

 

Volta: sairemos da aldeia após o almoço com o avião particular caravan em direção ao aeroporto de carajás,

portanto recomendamos a compra do voô azul saindo de carajás ás 17h25 até o seu destino final.

.

fotos de Leo Pelatti e Roncca

ACOMODAções

A hospedaria conta com a capacidade de 12 pessoas confortavelmente

em pequenos chalés com camas de solteiro ou casal, banheiros compartilhados e independentes.

Imagens Ilustrativas

Entenda os valores

Os custos operacionais para que esta experiência aconteça são altos pela logística de chagar na aldeia e levar todo o necessário. Nosso objetivo é reverter o máximo de verba para as populações tradicionais de forma tabelada e contando com a taxa comunitária, que é o valor dividido por todas as famílias que vivem na aldeia.

Confira no quadro ao lado e entre em contato conosco em caso de dúvidas.

Para o grupo de estreia, entre os dias 23 de setembro e 01 de outubro, estamos dando 10% de desconto! Portanto, está saindo a preço de custo!!

Screen Shot 2023-06-13 at 17.48.05.png

Informações detalhadas

Screen Shot 2023-07-19 at 12.50.51.png
zapicone.png
bottom of page